Gestão de Negócios e Inovação

 

O que o aluno estuda?

Gestão de Negócios e Inovação estuda Administração com foco em empreendedorismo e inovação. O aluno vai aprender ferramentas para desenvolver novos negócios, além de como elaborar protótipos e pesquisas para lançamento de produtos. Economia, cálculo, contabilidade, estatística, marketing, comunicação empresarial, negócios internacionais, legislação empresarial, tributária e trabalhista, inglês e espanhol completam a grade.


 O que o profissional faz?

Está apto a atuar em empresas de qualquer setor no desenvolvimento de novos serviços e produtos, na identificação de oportunidades de negócio, na formulação de propostas para obtenção de recursos para financiamento de projetos, na elaboração de propostas inovadoras de negócios e no fomento à utilização de novas tecnologias nos processos.

Nas empresas, também pode atuar como gestor em departamentos administrativos. Porém, como o curso forma profissionais para o empreendedorismo, a ideia é que o tecnólogo crie sua própria empresa. Por exemplo, uma startup, empresa pequena, geralmente na área de tecnologia, que utiliza um modelo de negócio inovador e de baixo custo, mas com possibilidades promissoras de lucro. Pode ainda desenvolver um negócio em qualquer área da economia, inclusive, no terceiro setor.

O empreendedorismo é uma opção de carreira. Ao abrir sua própria empresa, o profissional cria um emprego de acordo com suas habilidades, seu ritmo e seus objetivos. Além disso, uma empresa nova oferece novos postos de trabalho para o mercado.


 Onde trabalhar?

Departamentos de inovação ou de administração em empresas privadas de qualquer área. Em empreendimento próprio, como startups e negócios inovadores ou tradicionais em todos os setores.

Matriz Currícular

  • Metodologia Científica, Tipos de Discursos, Citações, Tipos de Pesquisas, Coleta de Dados e Criação de Jogos de Tabuleiro.
  • Definições de empreendedorismo e inovação. A importância socioeconômica do empreendedorismo inovador. Tipos de inovação (incremental e de ruptura) e impactos nas atividades empresariais e na economia. Mudanças, crises e riscos de negócio. Características do empreendedor de sucesso. Processo comportamental. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Fases da evolução das empresas. Empresas de pequeno, médio e grande porte. Como alavancar e estruturar negócios inovadores.
  • Habilidades do inovador de ruptura. Investigação em bases de informações tecnológicas (marcas, patentes, programas de computador e desenhos). Sistemas de coleta de informações. Estudo de variáveis relevantes para a análise econômica da inovação tecnológica no Brasil. Estudos de caso sobre empresas e organizações inovadoras. Atividades práticas de busca de informações em bases nacionais e internacionais.
  • Abordagem básica do Pensamento Administrativo: teorias clássicas da administração até teoria dos sistemas. As Organizações e suas estruturas: conceito de organização, estruturas organizacionais tradicionais e inovativas com organogramas. Funções do administrador. Processos principais e de apoio, fluxograma, ferramentas e indicadores de desempenho. Estudo de Caso.
  • Funções de uma variável. Limites e Continuidade. Derivadas. Aplicações de Derivadas. Introdução ao estudo das Integrais. Uso de softwares e aplicativos como ferramentas auxiliares à resolução de problemas.
  • Fundamentos da comunicação: elementos, funções, níveis da linguagem. Fundamentos de Semiologia. Fundamentos de Análise do Discurso. Comunicação integrada. Planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse, na comunicação empresarial. Ética, transparência e gestão da informação. Estratégias para gestão de imagem. Elaboração e redação de instrumentos para comunicação com os públicos interno e externo. Redação empresarial e técnica. Comunicação oral: entrevistas e apresentações.
  • Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções comunicativas e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
  • O terceiro setor. Análise Estratégia, análise tática e análise operacional.
  • Levantamento de ideias e descoberta de oportunidades de negócio. Forças competitivas e estratégia empresarial. Prototipagem de ideias e projetos. Ferramentas (lean startups, canvas, design thinking, etc). Atividades práticas de modelagem e prototipagem.
  • Evolução, conceitos e tarefas da administração de marketing. Tipos de mercados. Captura de oportunidades. Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica. Conexão com os clientes e comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Composto de Marketing e logística. Marketing de Serviços. Sistema de informação de marketing (SIM). Estratégias mercadológicas. Diferenciação e Inovação em Marketing. Estudos de caso.
  • Introdução à economia. Teoria microeconômica. Funcionamento do mercado. Elasticidade. Produção e custos. Estruturas de mercado. Teoria macroeconômica. Políticas econômicas e seus instrumentos. Teoria monetária. Inflação. Setor externo. Crescimento e desenvolvimento econômico.
  • A ciência do Direito. Normas jurídicas. Fontes do direito. Noções do direito: constitucional; administrativo; tributário; civil. Direito Empresarial: a atividade da pessoa do empresário. As sociedades comerciais. Micro-empresas. Lei de falência. Lei das S.A. Código de Defesa do Consumidor. Conjunto de direitos que compreendem as patentes de invenção, os modelos de utilidade, os desenhos ou modelo industrial, as marcas de fábrica, de comércio, ou de serviço, o nome comercial e as indicações de proveniência ou denominações de origem A repressão da concorrência desleal. Propriedade intelectual e industrial: legislação brasileira. Direito internacional e organismos envolvidos com as questões da propriedade industrial.
  • Conceitos estatísticos. Gráficos e tabelas. Distribuição de frequência. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições de probabilidade: variável aleatória discreta e contínua. Correlação e Regressão.
  • Apropriação de repertório relativo a funções comunicativas e estruturas linguísticas apresentadas no Inglês I com o intuito de utilizar as habilidades de compreensão e produção oral e escrita nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
  • Desenvolvimento do laboratório de ideias de negócios.
  • Tarefas, práticas e responsabilidades do gestor. Gestão de Mudanças. Análise de riscos de negócio. Fontes de financiamento de projetos. Criação de empresas startups. Elaboração de plano de negócio completo
  • Ciclo de vida dos produtos. Processos de inovação e de desenvolvimento de produtos. Diferenciação e segmentação do mercado. Obsolescência programada. Marketing. Matriz BCG. Matriz de Ansoff. Matriz GE.
  • Conceituação de contabilidade (contas, métodos, atos, fatos e demonstrativos contábeis) e de contabilidade gerencial. Terminologia e definições da área: despesas e custos. Custos diretos e indiretos. Custos fixos e variáveis. Classificação dos custos / despesas: em função do produto e do volume. Sistema de Custeio: absorção e variável. Custos para decisão: Relação Custo x Volume x Lucro. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Análise do custo, volume e lucro. Considerações adicionais sobre Custo X Volume X Lucro. Conceitos básicos de orçamento. Tipos de orçamento. O processo orçamentário completo e seu acompanhamento.
  • Aspectos tributários. Sistema tributário nacional e carga tributária brasileira às operações praticadas pelo contribuinte. Abordagens para a legislação fiscal e tributária. Sistema tributário e a empresa. Principais impostos. Formas de tributação. Estratégias fiscais no planejamento tributário. Custos tributários. Procedimentos fiscais. Estudo de casos práticos.
  • Fundamentos da Pesquisa Operacional; Modelos Lineares; métodos de solução gráfica e algoritmo simplex; Aplicações de Programação Linear; Análise de Sensibilidade; Dualidade; Métodos computacionais e software de resolução e análise de problemas de programação linear; Problemas de rede; Programação Inteira; Teoria das Filas.
  • Expansão das habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções comunicativas e estruturas linguísticas apropriadas para atuar nos contextos pessoal, acadêmico e profissional, apresentadas nas disciplinas de Inglês I, Inglês II e Inglês III. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área, abordando aspectos socioculturais.
  • Montagem de uma startup factory.
  • Custo de capital, estrutura de capital e dividendos. Principais métodos de custeamento dos produtos, os sistemas de acumulação de custos e os modelos gerenciais para a tomada de decisão - ponto de equilíbrio e formação de preços baseados em custos. Conceitos de matemática financeira e fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Análise de riscos financeiros do negócio. Administração de capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital.
  • Definição, competências e desenvolvimento da Logística e sua importância na moderna economia. A integração das operações e os recursos da logística Os suprimentos, as embalagens e a armazenagem. Os modais de transporte. Termos e definições mais comuns na logística: nível de serviço, resposta eficiente e tecnologia da informação. O conceito da gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM). Os Canais de distribuição, características e suas funções e o uso de estratégias de canais de distribuição e os modelos de atuação. Realização de estudos de caso. Logística Internacional. Logística Reversa. Logística Enxuta.
  • Histórico da Administração de Pessoal. Conceito de Empregador e Empregado. Admissão e Registro do Funcionário. Cálculos da Folha de Pagamento: proventos (salários mensalista e horista), horas extras, DSR sobre as horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, salário família, etc. Descontos: faltas, atrasos e saídas antecipadas injustificadas, contribuição sindical, vale transporte, tabela de incidências de INSS e IRRF, regime de pagamentos caixa e competência. FGTS – Fundo de garantia por tempo de serviço. Décimo terceiro salário (contagem de avos, 1ª e 2ª parcelas, etc.).
  • Visão integrada da gestão de projetos; Métodos e técnicas de gestão de projetos; Indicadores de desempenho; Metodologias e Ferramentas de gerenciamento de projetos. Elaboração de um projeto na área do curso.
  • Comércio eletrônico e outros negócios desenvolvidos com apoio das novas tecnologias digitais (telefonia móvel, internet, web, etc.). Como as empresas se adaptam às mudanças ocasionadas pelos novos hábitos digitais. O comportamento do consumidor on-line. Marketing na era digital: de conteúdo; nas mídias sociais; e-mail; viral. Publicidade on-line. Pesquisa de marketing on-line. Estudos de caso.
  • Desenvolvimento de habilidades linguístico-comunicativas trabalhadas nas disciplinas Inglês I, Inglês II, Inglês III e Inglês IV, com o objetivo de atuar adequadamente nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
  • Desenvolvimento de consultorias de negócios.
  • Fundamentos da engenharia econômica. Capital próprio. Capital de terceiros. Mecanismos de financiamentos: Operação de banco de desenvolvimento / agências de fomento. Ações e políticas de dividendos. Fundamentos de investimento de capitais, projeção do fluxo de caixa e do valor residual. Projeto de investimento. Métodos de análise e avaliação de investimentos: payback, retorno contábil, VPL, TIR, IL. Problemas com o enfoque da TIR; incrementabilidade, excludência e restrições de capital, análise de sensibilidade e simulação, árvores de decisão e opções reais.
  • Evolução e formatos do varejo, sistema de informação de marketing no varejo, segmentação e posicionamento no varejo. Decisões do composto de marketing no varejo. Características e classificação dos serviços varejistas. Decisões do composto de marketing nos serviços de varejo.
  • Mapeamento e implantação dos requisitos de serviços; controle do nível de serviços; monitoramento do nível de satisfação dos usuários do serviço; controle de custos dos projetos de serviços; monitoramento da produtividade dos serviços, dimensionamento dos recursos necessários nas operações de serviços; aplicação dos conceitos de serviços enxutos e seis sigmas no setor de serviços.
  • O papel dos estoques na empresa; tipos de estoque; custo dos estoques (calculo de lote econômico); classificação ABC dos estoques; Negociações em sistemas de suprimento organizacional; estoques de segurança; Nível de serviço e sua influencia nos estoques; sistemas de controle dos estoques.
  • Conceito e fundamentos da ética. Moral e Ética. Construções sociais e suas interfaces com a gestão de pessoas. Ética como base para desenvolvimento organizacional. Conceito e fundamentos da responsabilidade social. Visão dos panoramas: social, ambiental, econômico, empresarial. Desenvolvimento sustentável (DS). Sustentabilidade empresarial. Responsabilidade social empresarial (RSE): valores, transparência e governança corporativa, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade e governo e sociedade. Ferramentas de gestão para implementação da responsabilidade social no negócio da empresa: diagnóstico, planejamento, implementação. Benefícios da ética e responsabilidade social para as empresas. Diversidade Organizacional.
  • Introdução ao processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola sendo contempladas as habilidades de produção e compreensão oral e escrita. Abordagem de situações profissionais específicas, ademais dos aspectos socioculturais e variedades da Língua Espanhola.
  • Aprofundamento do uso das habilidades linguístico-comunicativas trabalhadas nas disciplinas Inglês I, Inglês II, Inglês II e Inglês IV, com o objetivo de atuar adequadamente nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. O aluno deverá fazer uso das habilidades linguístico-comunicativas em foco com autonomia. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos sócio-culturais.
  • Internacionalização do plano de negócios. Desenvolvimento de consultorias de negócios internacionais.
  • Estado e Políticas Públicas: definições conceituais, instituições e atores, abordagens analíticas sobre políticas públicas. Conceito de política social. Fatores que influenciam a formação nas políticas sociais e as mudanças em suas trajetórias. Mudanças nas ideias-chave sobre bem-estar e a formação de arranjos sociais mistos entre Estado, família, setor voluntário e mercado, para o financiamento, provisão e distribuição de bens e serviços sociais. O Estado de Bem-Estar Social Conceitos de cidadania, direitos sociais e Estado de Bem-Estar Social Análise comparativa de políticas Empreendedoras no Brasil.
  • Globalização e estratégia global. A dinâmica competitiva nos mercados globalizados. O processo de internacionalização de empresas: riscos da multinacionalização, estratégias cooperativas. Blocos econômicos e suas relações comerciais. Inserção da organização no mercado internacional. Perfil do executivo internacional.
  • Conceituação sobre coaching, mentoria e tutoria. Comportamento humano nas organizações. Estilos de liderança. Resiliência. Resolução de conflitos interpessoais e construção de relacionamentos produtivos e saudáveis no ambiente profissional. Metas para o desenvolvimento de competências pessoais. Níveis de coaching (empresa, carreira, pessoal). Dinâmicas de grupo para apropriação das técnicas e ferramentas de coaching.
  • Posicionamento, imagem e reputação de marcas. Abordagens psicológicas e antropológicas afeitas às marcas. Manutenção de valor da marca. Estratégias de extensão de marca e de sua internacionalização. Métodos de mensuração do escopo e posicionamento da marca.
  • Conceitos de negociação; Relacionamento interpessoal; Conceito de poder; Estratégias e táticas de negociação; Preparação para a negociação; Auto avaliação, Legitimidade; Fechamento do acordo.
  • Aprimoramento do estudo das estruturas linguísticas por meio das habilidades léxicas, fonológicas e sintáticas. Continuidade do processo de aprendizagem da língua-espanhola e abordagem de recursos linguístico-comunicativos e dos gêneros discursivos que contemplem as esferas de atuação profissional.
  • Consolidação do uso das habilidades linguístico-comunicativas trabalhadas nas disciplinas Inglês I, Inglês II, Inglês II, Inglês IV, Inglês V e Inglês VI com o objetivo de atuar com autonomia e espontaneidade, nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
  • Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de Tecnologia em Gestão de Negõcios e Inovação em situações reais de desempenho da futura profissão. Realizar atividades práticas, relacionadas a Gestão de Negócios e Inovação, desenvolvidas em empresas da comunidade, sob orientação e supervisão da Faculdade.
  • Desenvolvimento de atividade de estudo, pesquisa e construção de textos específicos envolvendo conhecimentos e atividades da área da Gestão de Negócios e Inovação, devidamente orientados por docente do curso. O resultado final deverá ser apresentado por meio da elaboração de um documento científico / tecnológico: Monografia, Relatório Técnico, Projeto, Análise de Casos, Desenvolvimento (de Instrumentos, Equipamentos, Processos ou Protótipos), Levantamento Bibliográfico, etc. com publicação das contribuições.

Duração do Curso

  • 3 anos (2800 horas)

Turmas

  • Manhã - das 8:00 às 13:20
  • Noite - das 19:00 às 22:30
  • Sábado - das 8:00 às 11:30

Como Ingressar?