
Marketing
Como seria para você se tornar o profissional indispensável para o sucesso de qualquer empresa ? Perfeito, não é mesmo?!
Pois saiba que o profissional de marketing é exatamente essa figura nas empresas.
Porque por exemplo existem empresas que vendem muito e são líderes de mercado, enquanto há outras do mesmo setor que praticamente não são conhecidas?
E a resposta é uma só: Marketing.
E sem dúvida nenhuma, cada vez mais o profissional de marketing é o mais valorizado e bem pago das organizações. Afinal, marketing é a voz das empresas.
Tudo o que qualquer empresa faz, é ou oferece, é o marketing que comunica. |
O que o profissional faz?
É literalmente a voz da empresa, e como ela vai se portar no mercado. Prepara e executa campanhas promocionais, define a estratégia de comunicação da empresa. Analisa o comportamento do consumidor, analisa tendências e entrega a comunicação correta pro público correto. Visando fidelizar clientes.
Onde trabalhar?
Em empresas de todos os setores, nos departamentos de Marketing e Vendas. O profissional também pode optar por abrir seu próprio negócio na área de consultoria ou agências de marketing.
Onde está o futuro?
Dentro do marketing, a área que mais está em alta hoje é o Marketing Digital. Se uma empresa quer se destacar no mercado hoje, ela tem que estar na internet. E o profissional de marketing é o ideal para alavancar a imagem e o lucro de uma empresa.
Matriz Currícular
1º Semestre
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Projeto Interdisciplinar de Marketing I
Metodologia Científica, Tipos de Discursos, Citações, Tipos de Pesquisas, Coleta de Dados e Criação de ferramenta de análise.
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Princípios de Marketing
Definição de Marketing. Necessidades e Desejos. Valor, Custo e Satisfação do cliente. Variáveis Incontroláveis. Análise do ambiente Interno e Externo. Stakeholders. Composto Mercadológico (4ps). Funções do Marketing. Controle de Marketing. Tendências do Marketing.
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Empreendedorismo e Inovação
Definições de empreendedorismo e inovação. A importância socioeconômica do empreendedorismo inovador. Tipos de inovação (incremental e de ruptura) e impactos nas atividades empresariais e na economia. Mudanças, crises e riscos de negócio. Características do empreendedor de sucesso. Processo comportamental. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Fases da evolução das empresas. Empresas de pequeno, médio e grande porte. Como alavancar e estruturar negócios inovadores.
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Administração Geral
Abordagem básica do Pensamento Administrativo: teorias clássicas da administração até teoria dos sistemas. As Organizações e suas Estruturas: conceito de organização, estruturas organizacionais tradicionais e inovativas com organogramas. Funções do administrador. Processos principais e de apoio, fluxograma, ferramentas e indicadores de desempenho. Estudo de Caso
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Fundamentos de Matemática Elementar
Conjuntos Numéricos. Regras de Três. Frações. Porcentagem. Potenciação e Notação Científica. Radiciação. Logaritmos. Polinômios. Fatoração e Produtos Notáveis. Equações e inequações do 1o. e 2o. Graus.
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Comunicação e Expressão
Ortografia, acentuação gráfica, sintaxe e semântica. Mecanismos de coesão e coerência, tipologia textual e gêneros textuais. Comunicação interna e externa, formal e informal nas organizações. Variações linguísticas. Gêneros primários e secundários: definição, particularidades, veículos de circulação, público-alvo, finalidade, intencionalidade, textualidade e intertextualidade.
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Inglês I
Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções comunicativas e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos sócio-culturais.
2º Semestre
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Projeto Interdisciplinar de Marketing II
O terceiro setor. Análise Estratégia, análise tática e análise operacional.
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Consumo e Comportamento
Segmentação de mercado. Fatores psicológicos que influenciam o consumo. Tipos de consumidores. Consumidor Emergente. Processo de Compra. Tipos de Mercados. Cliente Organizacional.
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Inteligência de Mercado e Pesquisa de Marketing
Sistema de Informação Gerencial. Sistemas de Informações em Marketing. Pesquisa Qualitativa e Quantitativa em Marketing. Técnicas de Pesquisa. Amostragem. Formulários de Pesquisa. Coleta de Dados. Tabulação de Pesquisa. Pesquisas pela Internet. Etapas de uma pesquisa de Marketing.
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Estatística
Conceitos estatísticos. Gráficos e tabelas. Distribuição de frequência. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições de probabilidade: variável aleatória discreta e contínua. Correlação e Regressão.
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Economia
Introdução à economia. Teoria microeconômica. Funcionamento do mercado. Elasticidade. Produção e custos. Estruturas de mercado. Teoria macroeconômica. Políticas econômicas e seus instrumentos. Teoria monetária. Inflação. Setor externo. Crescimento e desenvolvimento econômico.
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Fundamentos da Comunicação Empresarial
O planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse, na comunicação empresarial. Ética, transparência e gestão da informação. Estratégias para gestão de imagem. Elaboração e redação de instrumentos para comunicação com os públicos internos e externos. Redação técnica.
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Inglês II
Apropriação de estratégias de aprendizagem (estratégias de leitura, de compreensão e de produção oral e escrita) e repertório relativo a funções comunicativas e estruturas linguísticas apresentadas na disciplina anterior com o intuito de utilizar essas habilidades nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos sócio-culturais.
3º Semestre
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Projeto Interdisciplinar de Marketing III
Desenvolvimento do laboratório de ideias de negócios.
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Finanças Aplicada ao Marketing
Custos. Sistemas de Custeio. Decisões do Ponto de Equilíbrio. Aspectos financeiros para vendas e preços. Aspectos mercadológicos das finanças. Formação de Preço. Politicas de Preços. Fluxo de Caixa e Capital de Giro. Orçamento.
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Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento e seus princípios básicos. Valor do cliente: Satisfação e Retenção de Clientes. Canais de relacionamento com o cliente. Customização em massa. CRM (Customer Relationshio Manager). Processo de Implantação do CRM. Implantação do Marketing de Relacionamento. Programa de Fidelidade. SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Pós Vendas. O Relacionamento através das mídias sociais.
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Liderança e Motivação
A importância dos processos grupais na formação e no desenvolvimento de lideranças; Conceitos de Grupo e Equipe; Estruturas formais e informais de Grupos e Equipes; Noção de papéis; Desenvolvimento da percepção empática e os processos de abertura e realimentação; Desenvolvimento de competências coletivas.
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Legislação Aplicada ao Marketing
A ciência do direito; Conceito básico de direito; Regulamentação das relações de consumo; Política nacional de relações de consumo; Direitos básicos do consumidor; Responsabilidade civil pelo fato e pelo vício do produto e do serviço; Desconsideração da personalidade jurídica; Práticas comerciais; Práticas comerciais abusivas; Cobrança de dívidas; Proteção contratual; Cláusulas contratuais abusivas.
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Sociedade e Cultura
Conceitos e interfaces de sociedade e cultura. Cultura de massas. Os mecanismos de funcionamento da cultura de massas. As grandes corporações tecnocráticas, o desejo e o consumo na contemporaneidade. As origens históricas e as características sociológicas da sociedade de consumo. Consumo no Brasil. Economia, sociedade e cultura na era da informação. Hibridização cultural na América Latina. Subjetividade, cidadania e emancipação.
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Inglês III
Expansão das habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio do uso de estratégias de leitura e de compreensão oral, de estratégias de produção oral e escrita, de funções comunicativas e estruturas linguísticas apropriadas para atuar nos contextos pessoal, acadêmico e profissional, apresentadas nas disciplinas anteriores. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos sócio-culturais.
4° Semestre
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Projeto Interdisciplinar de Marketing IV
Montagem de uma startup factory
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Publicidade e Propaganda
Conceitos gerais de publicidade e propaganda; Planejamento de propaganda; Criação; Mídia; Marketing direto; Setores distintos dentro da propaganda.
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Gerenciamento de Marcas, Produtos e Serviços
Gerência de produto. Construção e Gestão de Marcas de Valor. Estratégia de Marcas. Desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Inovação em produtos e serviços. Ciclo de vida de um produto ou serviço. Análise do Portfólio de produtos. Embalagem e rotulagem. Garantias de produtos e serviços. Posicionamento de produtos e marcas no mercado.
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Promoção e Comunicação Visual
Definição de Promoção; Definição de Merchandising; Vitrinismo; Exposição do produto; Compra por Impulso; Consumo; Ponto de venda; Decoração de Stands e Show Room; Estratégias e organização de campanhas de promoção visual; Exibitécnica x expotécnica; espaço público e privado; Tratamento dos espaços comerciais interiores.
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Gestão de Projetos
Visão integrada da gestão de projetos; Métodos e técnicas de gestão de projetos; Indicadores de desempenho; Metodologias e Ferramentas de gerenciamento de projetos. Elaboração de um projeto na área do curso
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Ética e Responsabilidade Socioambiental
Perspectivas filosóficas das doutrinas éticas. Definição de ética. Perspectiva histórica dos estudos de ética empresarial. Código de ética. Ética em marketing, propaganda e vendas. Ética na relação empresa-consumidor. Ética em finanças. Ética na gestão de pessoas. Ética em negócios internacionais. Políticas e práticas de gestão da Responsabilidade Social Empresarial. Estratégias para o relacionamento empresarial com a cadeia de valor. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Promoção da diversidade, apoio às minorias e relações do trabalho.
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Inglês IV
Desenvolvimento de habilidades comunicativas e estuturas léxico-gramaticais trabalhadas nas disciplinas anteriores, com o objetivo de atuar adequadamente nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Utilização de estratégias de leitura e de compreensão oral bem como de estratégias de produção oral e escrita para compreender e produzir textos orais e escritos. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
5° Semestre
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Projeto Interdisciplinar de Marketing V
Desenvolvimento de consultorias de negócios.
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Marketing de Serviços
O comportamento do consumidor: motivações, teorias da motivação, necessidades, personalidades, percepção, atitudes e aprendizagem do consumidor; Impacto das ações de marketing sobre o consumidor. O processo de planejamento de marketing. O processo da estratégia no setor de serviços. A relação entre volume e variedade no setor de serviços. Principais tipos de empresas de serviços (serviços profissionais, lojas de serviços e serviços de massa). A influência da intangibilidade no processo de planejamento dos serviços. Elaboração do plano de marketing de serviços nos setores de lazer e turismo, saúde, varejo, empresas de serviços intensivas em conhecimento e do terceiro setor.
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Marketing de Mercados Corporativos
Mercados Empresariais no Brasil. Ambientes Empresariais. Comportamento do Comprador Empresarial. Marketing Operacional. Papel de Marketing na Formulação e Implantação das Estratégias Empresariais. Segmentação do Mercado Empresarial. Nichos de Mercado Empresarial. Produtos e Serviços Empresariais. Estratégias de Preços Empresariais. Comunicação aplicada a mercados corporativos. Vendas Corporativas.
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Canais de Distribuição
Canais de Marketing, Canais de distribuição, Canais eletrônicos, Análise e implementação dos canais de distribuição, Alianças estratégicas para distribuição, tipos de canais (varejo com loja, varejo sem loja, atacado, franquia), Cadeia Logística, Planejamento das redes de transportes, Cadeia de Suprimentos, Estoque e Armazenagem, Planejamento da oferta e demanda na cadeia Logística.
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Marketing Estratégico
Definição de Marketing Estratégico. Mercados, Segmentos e valor ao cliente. Segmentação estratégica de mercado. Elaboração de estratégias direcionadas para o mercado. Planejamento de novos produtos. Posicionamento de Mercado. Estratégias para a cadeia de valores. Implementação e controle das Estratégias de Marketing.
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Planejamento Estratégico
A natureza do planejamento empresarial: princípios, filosofias, estruturação e tipos de planejamento. Análise da empresa e de seu ambiente. Forças e Estratégias Competitivas. Metodologia de elaboração e implementação de Planejamento Estratégico. Planejamentos Tático e Operacional. Planejamento Econômico.
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Espanhol I
Introdução ao processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola sendo contempladas as habilidades de produção e compreensão oral e escrita. Abordagem de situações profissionais específicas, ademais dos aspectos socioculturais e variedades da Língua Espanhola.
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Inglês V
Aprofundamento do uso das habilidades comunicativas e estruturas léxico-gramaticais trabalhadas nas disciplinas anteriores, com o objetivo de atuar adequadamente nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. O aluno deverá fazer uso das habilidades em foco bem como de estratégias de leitura, compreensão oral e produção oral e escrita com autonomia. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos sócio-culturais.
6° Semestre
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Projeto Interdisciplinar de Marketing VI
Internacionalização do plano de negócios. Desenvolvimento de consultorias de negócios internacionais.
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Marketing Internacional
Conceitos e práticas do marketing internacional. Ambiente do Marketing Internacional. Comportamento do consumidor x diferenças culturais. Identificação de oportunidades no mercado internacional. Composto de Marketing Internacional. Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Internacional. Estratégias de Marketing Internacional.
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Plano de marketing
Planejamento Estratégico. Tipos de Planos de Marketing. Passos para elaboração de um plano. Análise ambiental. Estratégias de Marketing. Plano de Ação. Orçamento e controle do plano de Marketing. Ciclo de vida do plano de Marketing.
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Negócios e Marketing Eletrônicos
Conceitos de marketing e de marketing digital. O comportamento do consumidor on-line. Marketing de conteúdo. Marketing nas mídias sociais. E-mail marketing. Marketing viral. Publicidade on-line. Pesquisa de marketing on-line. Marketing e os negócios na Internet. Estudos de caso.
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Negociação e Vendas
A Atividade de Vendas. O processo de Venda. Estrutura de vendas. Tipos de Vendedores. Tipos de Negociações. Características e comportamentos de um negociador. Habilidades para Negociação. Apresentação de vendas. Fechamento de vendas. Gestão de equipes de vendas. Motivação em Vendas. Campanhas de Vendas.
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Espanhol II
Aprimoramento do estudo das estruturas linguísticas por meio das habilidades léxicas, fonológicas e sintáticas. Continuidade do processo de aprendizagem da língua-espanhola e abordagem de recursos linguístico-comunicativos e dos gêneros discursivos que contemplem as esferas de atuação profissional.
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Inglês V
Consolidação do uso das habilidades comunicativas, estruturas léxico-gramaticais e estratégias de leitura e de compreensão oral bem como de produção oral e escrita, trabalhadas nas disciplinas anteriores, com o objetivo de atuar com autonomia e espontaneidade nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos sócio-culturais.
Outros Componentes Curriculares
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Estágio Curricular Supervisionado em Marketing
Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de Tecnologia em Marketing em situações reais de desempenho da futura profissão. Realizar atividades práticas, relacionadas a Marketing, desenvolvidas em empresas da comunidade, sob orientação e supervisão da Faculdade.
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Trabalho de Graduação em Marketing
Desenvolvimento de atividade de estudo, pesquisa e construção de textos específicos envolvendo conhecimentos e atividades da área do Marketing, devidamente orientados por docente do curso. O resultado final deverá ser apresentado por meio da elaboração de uma Monografia, Relatório Técnico, Projeto, Análise de Casos, Desenvolvimento (de Instrumentos, Equipamentos ou Protótipos), Levantamento Bibliográfico, etc. com publicação das contribuições, seguindo regulamento específico constante no projeto pedagógico do curso.