Dicas para se dar bem no vestibular

Foi dada a largada para o vestibular do segundo semestre de 2018  e chegou a hora de dar uma atenção reforçada aos estudos para conseguir transformar sua vida profissional através de ensino superior publico gratuito e de qualidade .

Em meio a correria do dia a dia acabamos por perder o foco em alguns pilares que fazem a diferença na hora do estudo, pensando nisso iremos dar dicas para que consiga se organizar da melhor forma, e obter um desemprenho acima da média.

Agora vamos compartilhar 5 dicas de ouro para estudo, de pessoas que passam em 1º lugar no vestibular:

1- Conheça seu perfil de aprendizado

Identifique qual a sua melhor forma de aprendizado, pois não existe uma formula mágica, cada pessoa tem uma metodologia de aprendizado.

A psicologia descreve três tipos de aprendizado: auditivo, visual e sinestésico.

Para os estudantes que tem maior facilidade e conseguem bons resultados por meio do aprendizado auditivo, utilize a gravação de aulas dos professores, áudio books, podcasts, além do uso das videoaulas em canais do youtube.

Para os alunos que se enquadram no perfil de aprendizado visual, vale a construção de esquemas, quadros de resumo, fichas de memorização e caderno de anotações com desenhos, para facilitar na lembrança de
determinado assunto.

Já os alunos que aprendem melhor por meio da sinestesia, adquirem aprendizados colocando a mão na massa e preferem projetos manuais. Vale a construção de resumos, de fichamentos, de modelos, de projetos, de experiências reais (muito válidas para as disciplinas de química e de física) e de esquemas móveis.

2- Estabeleça uma rotina

Manter a rotina de estudos é o ideal para conseguir bons resultados.

Liste suas tarefas diárias, crie um cronograma de matérias, estabeleça prioridades de estudo, dedicando-se às disciplinas mais difíceis. Lembrando que é necessário, intervalos de descanso, assim ajudando para uma melhor absorção do conteúdo.

3- Cuide de seu corpo

Corpo e mente andam juntos.

Não adianta passar meses estudando a fio e esquecer da estrutura que te sustenta.

Então procure uma alimentação mais saudável, que tenho certeza que isso lhe trará mais folego e disposição para os estudos. Priorize alimentações regulares, pausadas e sem interrupções. Os alimentos mais leves contribuem para o melhor aproveitamento de tempo, pois inibem aquele cansaço típico da digestão.

Inclua no seu cardápio mais frutas e verduras, que possuem vitaminas essenciais para a aceleração do metabolismo.

Hidratar-se é fundamental em todas as etapas da vida, mas durante as maratonas de estudo, a água tem papel essencial para o desenvolvimento pleno das funções cerebrais.

Se possível exercite-se! Tendo uma rotina de 30 a 60 minutos por dia ajuda a aliviar o estresse, além de trazer a sensação e bem-estar e melhorar sua saúde corporal.

4- Aprenda a gostar de ler

Se tem dificuldades para leitura de livros, procure temas que o agradem para que adquira o hábito de ler.

Na preparação para o vestibular, utilizar somente livros didáticos não é uma boa ideia.

Estudantes que tem por hábito a leitura de livros de ficção, biografias e até mesmo conteúdo de autoajuda demonstram maior proficiência ao interpretar textos e ao redigir as temidas redações e questões abertas das principais provas de vestibular.

5- Refaça simulados e provas

Uma dica recorrente entre os“feras” do vestibular diz respeito à realização contínua de simulados e de provas de seleções anteriores, como por exemplo nossos gabaritos , pois cada universidade geralmente segue um estilo de prova.

Então dedique parte de seu tempo para analisar a prova e tentar resolver as questões da melhor forma possível.

Esperamos que essas dicas, possam ajuda-los na rotina de estudo e estaremos a sua espera para um abraço de boas vindas aqui na Fatec Sebrae.