Fatec Sebrae

E-commerce e Black Friday: detalhes que vão muito além do preço

Num mercado cada vez mais competitivo onde os clientes estão dotados de ferramentas, oferecer reais vantagens é o que projetará seu e-commerce entre os melhores.

Conceito surgido nos Estados Unidos, a Black Friday é uma das datas comerciais mais importantes do calendário comercial americano. Trata-se de um período que aquece o mercado a partir do fim de novembro já mirando nas vendas de fim de ano. No Brasil, a Black Friday começou em 2010 e é majoritariamente online. Foi se firmando ano a ano e hoje já é uma das datas comerciais mais importantes do país. A edição desse ano acontece na sexta-feira, 23 de novembro.

Apesar de sua importância, a Black Friday nacional ainda é vista com receio por parte do público. Dados do E-bit divulgados durante o Seller Day (evento preparatório para a Black Friday 2018) apontam que cerca de 35% dos consumidores não acreditam nos descontos da data. E o medo dessa parcela do público não é totalmente infundado: muitos e-commerce parecem não entender a real importância da Black Friday e subestimam a inteligência do consumidor, oferecendo descontos fantasiosos ou produtos baratos mas que ninguém quer comprar. Está aí um dos maiores erros do comércio eletrônico e que precisa urgentemente ser trabalhado.

O consumidor moderno está mais inteligente e dotado de ferramentas do que nunca. Diversos sites como o Zoom e o Buscapé, por exemplo (veja infográfico), criaram mecanismos para que as pessoas comparem preços de produtos antes e durante a Black Friday. É por isso que não adianta mais apenas tentar criar artifícios para iludir o cliente. É necessário oferecer vantagens reais na ele, pois o mesmo saberá quando estiverem tentando enganá-lo, assim como irá reconhecer e valorizar a empresa que o valoriza. Entender que a Black Friday é uma grande vitrine de oportunidades – não só a curto prazo – e aproveitar essa chance para atrair e conquistar clientes oferecendo uma experiência de compra positiva é o que projetará uma empresa e-commerce rumo ao topo.

Além de oferecer vantagens reais e preços não maquiados, criar uma experiência positiva de compra tanto durante a Black Friday quanto após ela envolve prestar atenção a alguns detalhes técnicos: o site precisa ser simples e funcional além de suportar o já esperado alto fluxo de usuários durante a data. Além disso, o cliente precisa encontrar o que precisa com facilidade e finalizar a compra com agilidade. Vale uma regra de ouro: quanto menos burocracia no processo de compra, mais chances de o cliente gostar do site e voltar.

É importante se atentar também ao crescimento do comércio via mobile. Segundo dados divulgados pelo Ebit/Nielsen, um terço das transações realizadas no Brasil no primeiro semestre foram feitas via celular, o que representa um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Outro dado interessante: de acordo com o Grupo Fulllab, as compras via aplicativo também apresentaram um salto em 2018 e mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2017. São informações que levam as empresas de e-commerce a avaliarem se não vale a pena criar seu próprio app para atuar em conjunto com o site. Ao que tudo indica, é tendência para o futuro.

O mundo avança a passos largos, experimentando novas tecnologias e revendo antigas maneiras de fazer as coisas, visando sempre melhorias constantes. Neste cenário, o marketing eletrônico não fica para trás. Se antes a intenção da área era simplesmente ajudar a realizar vendas, o novo marketing prega algo muito além disso: criação de valores entre empresa e público. Quando o cliente passa a confiar na empresa e consegue realizar suas compras sem empecilhos, ele colocará a mesma entre suas prioridades de pesquisa sempre que precisar comprar. Esse ciclo pode até começar na Black Friday, mas não precisa terminar após ela. Criar laços com o consumidor é um trabalho diário, ao longo do ano inteiro. As empresas que entendem as oportunidades que esses conceitos representam ganharão enorme vantagem competitiva num mercado cada vez mais acirrado.

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these