Fazer Intercâmbio não precisa ser um sonho

Morar em outro país é enriquecedor, pois proporciona aprendizado prático em outro idioma, mostra uma nova cultura, amplia sua visão do mundo, incrementa o currículo e ainda tem o bônus de garantir lindas fotos para postar nas redes sociais!
Uma simples pesquisa sobre intercâmbios poderá te deixar com muitas dúvidas, afinal não faltam opções de lugares e principalmente de preço. Pensar nesses valores pode assustar, mas não precisa ser impeditivo para a viagem. Vamos mostrar formas de guardar dinheiro para realizar esse sonho e também alguns programas que te levam para estudar fora.
1. Pesquise o quanto irá gastar no intercâmbio
São muitos os destinos possíveis e os preços mudam de acordo com o país, tempo e tipo de programa. Viste agências de intercâmbio, feiras educacionais e blogs de quem já passou por essa experiência. Além de ganhar repertório e saber um pouco mais do que esperar, poderá comparar valores e fazer um planejamento mais exato.

2. Saiba o quanto você ganha
Isso pode soar estranho, mas pense em quantas vezes já usou ou pensou em usar o limite do cartão de crédito? E aquele limite que o “banco deu”? Aquela compra para pagar no próximo salário ou vale? Pois bem, se esses costumes virarem hábito, as chances de gastar mais do que ganha aumentam. Para isso não acontecer, faça uma planilha com todos os rendimentos que tem, seja mensalmente ou semanalmente. Esse controle será de grande ajuda para não extrapolar.

3. Priorize os gastos
Essa dica é bastante óbvia, mas nem sempre temos esse equilíbrio. Tudo acaba sendo urgente e o “preciso” torna-se um vilão. “Preciso daquele tênis de R$1.000,00” ou “Preciso de uma roupa nova para o date de sábado”. Mas será que realmente você precisa? Sempre podemos reduzir os gastos pensando o quanto aquela compra é ou não importante.

4. Busque rendas alternativas
Seu hobby pode render algum dinheiro e ele será muito útil no caso de você não ter nenhuma fonte de renda ou precisar complementar o que já tem.
• Gosta de cachorros? Então por que não virar um dog walker ou babá?
• Ama cozinhar? Faça lanches e doces para vender nos locais que frequenta.
• Ainda é muito bom em alguma matéria da escola? Dê aulas de reforço. Há aplicativos que podem unir você a algum aluno potencial.
• Quer praticar o desapego? Venda suas coisas em algum dos sites disponíveis para isso ou faça um bazar.
Muitas são as formas de ganhar uma renda extra, use sua criatividade e força de vontade.
5. Fique de olho no site da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza.
( site Arinter)
É nele que a Fatec atualiza as informações sobre os programas de intercâmbio e alguns deles dispõe de auxílio financeiro, o que será de grande ajuda!