Fatec Sebrae

Livros

Livro: FRONTEIRAS EM EMPREENDEDORISMO



Interativa Online

 

“Lançado Oficialmente o livro Fronteiras em Empreendedorismo com o capítulo X “
A concepcao de Sentido de Viktor Frankel e o empreendedorismo Social feminino
 
Produzido pelas Alunas do GNI da Fatec Sebrae Andreia Pereira Andréia Rossetto e Erica Ferreira sob a orientação de professores da Fatec Sebrae !!! Desejamos uma excelente leitura a todos !
Clique aqui para baixar o Livro Fronteiras em Empreendedorismo 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro: MEU VIZINHO EMPREENDEDOR



Interativa Online

“O empreendedorismo é uma área de gestão muito estudada no mundo e possui várias definições possíveis. Nesse texto, propomos definir o empreendedorismo como a capacidade de encontrar soluções, realizar projetos e transformar oportunidades em negócios lucrativos que deixem algo positivo para a sociedade. Embora existam muitas obras que estudam o empreendedorismo, nossa proposta é focar no empreendedorismo real, aquele que está mais próximo de nossa vida cotidiana. Não queremos estudar as vidas, empresas e obras dos ditos grandes empreendedores ou investidores mundiais. No Brasil, onde o desemprego tem sido um problema preocupante nos últimos anos e muitas pessoas perderam seus postos de trabalho devido à pandemia de COVID-19, o empreendedorismo pode ser a única opção de vida para muitas pessoas que sofreram as consequências da recessão econômica resultante da crise sanitária.

Infelizmente, muitos empreendedores naufragam devido à falta de informação e planejamento, apesar do mundo das startups receber milhões de investimentos todos os anos. O pequeno empreendedorismo, ou seja, as empresas próximas de nós em nossos bairros, comunidades, ruas e avenidas, são as verdadeiras bases da economia, fornecendo a maioria dos empregos formais e informais da sociedade. No entanto, muitas vezes, essas empresas são negligenciadas.

Este livro, intitulado Meu Vizinho Empreendedor, tem como objetivo estudar alguns desses negócios na região metropolitana da Grande São Paulo. Analisamos a história e as práticas de gestão de pequenos empreendedores de sucesso em suas áreas de atuação, que incluem lojas de doces, barracas de pastel de feira, ateliês de costura, fabricantes de vidros artesanais, lojas de quadrinhos e outros. Cada capítulo do livro aborda um negócio diferente, com suas particularidades, desafios e histórias de disciplina, motivação e superação. Os capítulos foram escritos pelos alunos do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, que além de levantarem as histórias e negócios desses empreendedores, desenvolveram um extenso estudo das práticas de gestão utilizadas por eles como forma de validação acadêmica das estratégias utilizadas em seus mercados distintos. Os organizadores acompanharam os estudos dos alunos escritores para orientá-los em suas pesquisas e validações. O principal objetivo deste livro é reconhecer a importância e o valor desses pequenos negócios e empreendedores para a sociedade como um todo, validando suas práticas de gestão na literatura de negócios existente, contando suas histórias de inovação e, quem sabe, motivar novos e antigos empreendedores a utilizar algumas de suas estratégias para desenvolver novos negócios ou melhorar negócios existentes.

Como organizadores e alunos autores, esperamos que o livro desempenhe seu papel no auxílio para melhorar o cenário empreendedor no Brasil, compartilhando estas histórias empreendedores e auxiliando no desenvolvimento de novos negócios com crescimento sustentável.“

Prof. Me. Caio Flavio Stettiner

Prof. Me. Clayton Alves Cunha

Organizadores

Clique aqui para baixar o Livro Meu Vizinho Empreendedor 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro: MARCO ZERO EMPREENDEDOR – Guia de apoio à Educação Empreendedora



Interativa Online

“A presente obra é uma iniciativa de alunos da 13ª Turma do Curso de Gestão de Negócios e Inovação do período da noite em conjunto com professores e coordenadores de curso da FATEC-SEBRAE; seu objetivo é o  detalhamento das 15 competências empreendedoras do EntreComp, bem como o de dinâmicas especialmente desenvolvidas para serem aplicadas pelo leitor no ambiente on-line síncrono, cujo objetivo é facilitar a compreensão e o desenvolvimento das competências empreendedoras pela academia, mercado de trabalho e dos próprios indivíduos. Sendo assim, a obra foi organizada de forma que cada capítulo aborde cada uma das competências do EntreComp“

Prof. Me. Caio Flavio Stettiner

Prof. Me. Clayton Alves Cunha

Organizadores

Clique aqui para baixar o Livro Marco Zero Empreendedor