Marketing

O Profissional

O tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a ser praticados. Atento às constantes mudanças, este profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais estão diretamente ligados às atribuições deste profissional.

 

Competências e Habilidades

Segundo o catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, em sua versão 2010, o tecnólogo em Marketing deverá possuir o seguinte perfil profissional

 

Áreas de Atuação

O egresso do Curso Superior em Tecnologia em Marketing deverá ser um profissional apto a orientar e desenvolver projetos empresariais relacionados ao Marketing, nos mais variados setores da economia: indústrias, empresas prestadoras de serviços, agroindústria e organizações ou entidades não governamentais.

Dentro do seu campo de atuação o profissional, ainda, pode atuar nos setores de vendas e de varejo eletrônico. Pode também empreender seu próprio negócio através da estruturação de uma consultoria em marketing.

Disciplinas

 

1.º Semestre: Projeto Interdisciplinar de Marketing I; Princípios de Marketing; Empreendedorismo e Inovação; Administração Geral; Fund. Matemática Elementar; Comunicação e Expressão; Inglês I.

2.º Semestre: Projeto Interdisciplinar de Marketing II; Consumo e Comportamento; Inteligência de Mercado e Pesquisa de Marketing; Economia; Estatística; Fund. Comunicação Empresarial; Inglês II.

3.º Semestre: Projeto Interdisciplinar de Marketing III; Finanças Aplicadas ao Marketing; Marketing de Relacionamento; Liderança e Motivação; Legislação Aplicada ao Marketing; Sociedade e Cultura; Inglês III.

4.º Semestre: Projeto Interdisciplinar de Marketing IV; Publicidade e Propaganda; Gerenciamento de Marcas, Produtos e Serviços; Promoção e Comunicação Visual; Gestão de Projetos.

5.º Semestre: Projeto Interdisciplinar de Marketing V; Marketing de Serviços; Marketing para Mercados Corporativos; Canais de Distribuição; Marketing Estratégico; Planejamento Estratégico; Espanhol I; Inglês V.

6.º Semestre: Projeto Interdisciplinar de Marketing VI; Marketing Internacional; Plano de Marketing; Negócios e Marketing Eletrônicos; Negociação e Vendas; Espanhol II; Inglês VI.

Marketing

Duração: 3 anos
Carga horária: 2800 horas
Horários: de 2ª a 6ª feiras das 19h às 22h30.