Foi dada a largada para o vestibular do segundo semestre de 2018 e chegou a hora de dar uma atenção reforçada aos estudos para conseguir transformar sua vida profissional através de ensino superior publico gratuito e de qualidade .
Em meio a correria do dia a dia acabamos por perder o foco em alguns pilares que fazem a diferença na hora do estudo, pensando nisso iremos dar dicas para que consiga se organizar da melhor forma, e obter um desemprenho acima da média.
Agora vamos compartilhar 5 dicas de ouro para estudo, de pessoas que passam em 1º lugar no vestibular:
1- Conheça seu perfil de aprendizado
Identifique qual a sua melhor forma de aprendizado, pois não existe uma formula mágica, cada pessoa tem uma metodologia de aprendizado.
A psicologia descreve três tipos de aprendizado: auditivo, visual e sinestésico.
Para os estudantes que tem maior facilidade e conseguem bons resultados por meio do aprendizado auditivo, utilize a gravação de aulas dos professores, áudio books, podcasts, além do uso das videoaulas em canais do youtube.
Para os alunos que se enquadram no perfil de aprendizado visual, vale a construção de esquemas, quadros de resumo, fichas de memorização e caderno de anotações com desenhos, para facilitar na lembrança de
determinado assunto.
Já os alunos que aprendem melhor por meio da sinestesia, adquirem aprendizados colocando a mão na massa e preferem projetos manuais. Vale a construção de resumos, de fichamentos, de modelos, de projetos, de experiências reais (muito válidas para as disciplinas de química e de física) e de esquemas móveis.
2- Estabeleça uma rotina
Manter a rotina de estudos é o ideal para conseguir bons resultados.
Liste suas tarefas diárias, crie um cronograma de matérias, estabeleça prioridades de estudo, dedicando-se às disciplinas mais difíceis. Lembrando que é necessário, intervalos de descanso, assim ajudando para uma melhor absorção do conteúdo.
3- Cuide de seu corpo
Corpo e mente andam juntos.
Não adianta passar meses estudando a fio e esquecer da estrutura que te sustenta.
Então procure uma alimentação mais saudável, que tenho certeza que isso lhe trará mais folego e disposição para os estudos. Priorize alimentações regulares, pausadas e sem interrupções. Os alimentos mais leves contribuem para o melhor aproveitamento de tempo, pois inibem aquele cansaço típico da digestão.
Inclua no seu cardápio mais frutas e verduras, que possuem vitaminas essenciais para a aceleração do metabolismo.
Hidratar-se é fundamental em todas as etapas da vida, mas durante as maratonas de estudo, a água tem papel essencial para o desenvolvimento pleno das funções cerebrais.
Se possível exercite-se! Tendo uma rotina de 30 a 60 minutos por dia ajuda a aliviar o estresse, além de trazer a sensação e bem-estar e melhorar sua saúde corporal.
4- Aprenda a gostar de ler
Se tem dificuldades para leitura de livros, procure temas que o agradem para que adquira o hábito de ler.
Na preparação para o vestibular, utilizar somente livros didáticos não é uma boa ideia.
Estudantes que tem por hábito a leitura de livros de ficção, biografias e até mesmo conteúdo de autoajuda demonstram maior proficiência ao interpretar textos e ao redigir as temidas redações e questões abertas das principais provas de vestibular.
5- Refaça simulados e provas
Uma dica recorrente entre os“feras” do vestibular diz respeito à realização contínua de simulados e de provas de seleções anteriores, como por exemplo nossos gabaritos , pois cada universidade geralmente segue um estilo de prova.
Então dedique parte de seu tempo para analisar a prova e tentar resolver as questões da melhor forma possível.
Esperamos que essas dicas, possam ajuda-los na rotina de estudo e estaremos a sua espera para um abraço de boas vindas aqui na Fatec Sebrae.