Fatec Sebrae

Visita Técnica à Fábrica da Heineken em Jacareí, SP

No sábado, dia 04 de maio de 2024, durante o período da manhã, alunos dos cursos de Gestão de Negócios e Inovação e de Marketing tiveram a valiosa oportunidade de realizar uma visita técnica à fábrica da Heineken localizada em Jacareí, SP. Este evento proporcionou aos estudantes uma imersão direta no ambiente corporativo de uma das mais renomadas cervejarias do mundo.

A visita começou com uma apresentação detalhada sobre a trajetória empreendedora da Heineken, destacando sua fundação, expansão e consolidação como uma gigante no mercado global de bebidas. Os alunos aprenderam sobre a estratégia empresarial da Heineken e sua capacidade de adaptar-se e prosperar em diversos mercados ao redor do mundo.

Seguindo o roteiro, os estudantes foram introduzidos à ampla gama de produtos da Heineken, tanto no espectro global quanto no nacional. Esta parte da visita foi especialmente enriquecedora, pois permitiu aos alunos compreenderem como a Heineken diversifica suas linhas de produtos para atender a diferentes paladares e culturas.

O ponto alto da visita foi o tour pela linha de produção e engarrafamento da fábrica. Observar o processo de fabricação, desde a seleção dos ingredientes até o engarrafamento final das cervejas, ofereceu aos alunos insights práticos sobre operações industriais, controle de qualidade e logística.

Finalizando a experiência educativa, foi realizada uma sessão de degustação de cervejas, cuidadosamente harmonizada com uma seleção de frios e queijos finos. Este momento não só deliciou os sentidos dos alunos, mas também serviu como uma aula prática sobre a arte da harmonização de alimentos e bebidas, um conhecimento valioso para os futuros gestores e profissionais de marketing.

A visita técnica à Heineken provou ser um sucesso indiscutível, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem com vivências reais e práticas. Os alunos puderam não apenas absorver conhecimento teórico, mas também testemunhar e vivenciar como uma grande empresa gerencia sua produção, inovação e marketing de forma integrada e estratégica. Esta experiência, sem dúvida, contribuirá significativamente para a formação acadêmica e profissional dos participantes.

About the Author