Entenda de vez qual é o objetivo de um profissional dessa área
Se você chegou até este artigo é porque está interessado na área de Marketing e tem dúvidas sobre como é a atuação desse profissional dentro da empresa, certo?
Saiba que grande parte das pessoas também não entende essa profissão e muitas vezes usa termos incorretos para descrever o profissional da área, como chamá-los de Marqueteiros ou confundí-los com Profissionais de Publicidade e Propaganda.
É claro que essas definições estão totalmente fora do vocabulário de um Profissional de Marketing ou Mercadólogo, por isso, continue lendo esse artigo e entenda:
- Qual a definição de um Profissional de Marketing?
- Quais as tarefas chave no dia-a-dia de um Mercadólogo?
- Como surgiu o termo Marqueteiro?
- Qual a diferença entre as áreas de Marketing e Publicidade e Propaganda?
- Qual a definição de um Profissional de Marketing?
O Profissional de Marketing é aquele que, por meio de seus conhecimentos e livre de preconceitos, dúvidas e crenças pessoais, cria estratégias para aumentar o lucro das empresas ou marcas, de forma atraente para o público-alvo definido na campanha.
Na definição de Kotler: “Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”.
Em suma, o profissional da área precisa identificar as necessidades dos consumidores para criar e recriar campanhas de produtos e serviços, de forma a manter os clientes satisfeitos, ter lucratividade, ser ético e ter responsabilidade social.
- Quais as tarefas chave no dia-a-dia de um Mercadólogo?
No cotidiano de um Profissional de Marketing ou Mercadólogo é necessário estar preparado para utilizar a criatividade e surpreender seus clientes.
Por isso, se faz necessária a análise de diferentes mercados e do cenário econômico, para estudar o comportamento de seu público e dos consumidores da marca.
Ademais, a rotina de um Profissional de Marketing nada mais é do que um estudo do mercado, no qual o profissional precisa ter uma série de dados para definir as melhores estratégias e, assim, superar a concorrência e atingir o público definido.
- Como surgiu o termo Marqueteiro?
O termo surgiu com a atuação dos Profissionais de Marketing na campanha de Getúlio Vargas nos anos 40 e foi aperfeiçoado nas campanhas presidenciais de 1989.
Sendo assim, esse termo está associado ao Marketing Político que aqui no país não é bem visto devido a diversos escândalos e casos de corrupção fazendo com que o profissional que não trabalhasse nessa área não quisesse ser associado a esse título.
- Qual a diferença entre as áreas de Marketing e Publicidade e Propaganda?
Muitas pessoas insistem em definir Mercadólogos como Publicitários, mas não é a mesma coisa.
O Marketing busca construir uma boa estratégia para atingir o objetivo da empresa utilizando os 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção). Já a Publicidade é uma ferramenta dentro do Marketing, tem como meta convencer o cliente de como aquilo pode beneficiá-lo, levando ao consumo daquele determinado produto ou serviço.
Portanto, a função de criar uma identidade visual, imagens, banners e panfletos é trabalho da área de publicidade que, a partir da definição do Plano de Marketing, poderá produzir conteúdos direcionados ao público alvo e adaptados ao diversos meios de comunicação.
Concluindo, o Profissional de Marketing tem um trabalho contínuo de planejar o antes, durante e depois do processo de vendas, estando sempre atento às mudanças constantes do mercado e da profissão.
Ficou interessado nessa profissão e quer seguir carreira?
As inscrições para o vestibular do curso de Tecnologia em Marketing na Fatec Sebrae já estão abertas e você pode se inscrever acessando esse link.
É uma ótima opção de ensino gratuito e de qualidade, proporcionando contato com ótimas empresas para o desenvolvimento de todas as suas competências na área.
#VemPraFatec !!