O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação, em seu primeiro semestre, possui o Projeto Integrador I que tem como objetivo o desenvolvimento de Jogos de Tabuleiro.
Nesta sessão, disponibilizamos algumas das produções realizadas para que você possa testar e se divertir com essas iniciativas empreendedoras.
Os jogos são disponibilizados para download, para que você possa baixar, imprimir e testar. Nos arquivos temos todas as peças do jogo, bem como, seu manual de instruções.
Baixe, teste e divirta-se!
Produção dos Jogos
1º Semestre de 2018
Jogo – Desafios do Vestibular
O “Desafios do vestibular” é um jogo que promove a integração entre os alunos com o foco na aprendizagem de forma divertida e diferente. Um jogo de perguntas e respostas que causam a evolução do personagem para alcançar o centro do tabuleiro, passar pelo desafio final e vencer o jogo.
Ao jogar uma partida, você deve passar pelos centros espalhados pelo tabuleiro, testar seus conhecimentos e conquistar habilidades que o levarão a Reitoria, onde você terá de passar pelo último teste antes de garantir a vitória.
Desenvolvido em duas fases, em que os autores do jogo primeiramente estudaram todos as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais do público-alvo, para posteriormente o processo de criação ser realmente realizado.
Jogo – A Vida do Empreendedor
Jogo desenvolvido para Adultos e Adolescentes, com o objetivo de desenvolver as características empreendedoras dos participantes.Através das oportunidades, reveses e investimentos mostrar e ensinar todas os desafios enfrentados por aqueles que optam por empreender.
Desenvolvido em duas fases, em que os autores do jogo primeiramente estudaram todos as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais do público-alvo, para posteriormente o processo de criação ser realmente realizado.
2º Semestre de 2018
Jogo – Extras
Jogo desenvolvido com o público-alvo definido para adolescentes e fase de desenvolvimento. Desenvolvido em duas fases, em que os autores do jogo primeiramente estudaram todos as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais do público-alvo, para posteriormente o processo de criação ser realmente realizado.
O jogo “Extras!” é um jogo de tabuleiro, focado para adolescentes, no qual podem jogar até 6 pessoas. Ele está ambientado em um universo da literatura fantástica que referencia obras literárias como O Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien, Harry Potter de J.K Rowling, As Crônicas de Nárnia de C.S Lewis, entre outras. Nestas obras, de grande sucesso entre o público infanto-juvenil, os protagonistas enfrentam adversários e desafios variados contra magos, feitiços, ogros, etc. e quase que uma decorrência destes atos é a devastação de algum lugar, campo, vilarejo ou castelo.
Jogo – Cruz Mania
O Jogo foi desenvolvido para pessoas com idades entre 60 e 70 anos, com o objetivo de instigar os participantes a pesquisar sobre novas culturas e costumes, os principais pontos turísticos mundiais, além de fazer exercícios leves. Desenvolvido em duas fases, onde os autores do jogo primeiramente estudaram todos as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais, para posteriormente o processo de criação ser realmente realizado.
De uma forma resumida, o jogo pretende alcançar os seguintes objetivos:
- Auxiliar na socialização;
- Exercitar funções cognitivas e em especial o raciocínio lógico;
- Aquisição de conhecimento sobre outras culturas;
- Ajuda na convivência com familiares e amigos em geral;
1º Semestre de 2019
Jogo – CashThree
Cashthree é um jogo de Educação financeira destinado a empreendedores e pessoas que querem melhorar seu conhecimento e educação financeira.
A partir de quatro perfis diferentes: Acadêmico, Profissional, Empreendedor e Investidor, o jogador vai desenvolver capacidades no mundo financeiro que até então eram limitas a cada um dos perfis. Em Cashthree, você pode começar em qualquer um dos quatro e desenvolver suas capacidades!
Jogo – Lexia
O “LEXIA” é um jogo de tabuleiro que possui a proposta de ser utilizado de forma pedagógica, para auxiliar o desenvolvimento de crianças de 7 a 12 anos que possuem dificuldade na aprendizagem associados à dislexia, promovendo a inclusão social no meio onde convivem, por meio de atividades relacionadas a realização de cálculos matemáticos de soma e subtração, formação de rimas, formação de palavras utilizando sílabas e adivinhação de palavras presentes na forca com a utilização de letra.
2º Semestre de 2019
Jogo – ZERO ONE
ZERO.ONE é um jogo idealizado para jovens que estudam ou pretendem estudar Tecnologia da Informação. O propósito do jogo é estabelecer e desenvolver, de forma divertida e competitiva, o pensamento lógico, habilidade essencial e diferencial na área da programação.
O enredo que norteia o jogo é altamente desafiador, e entrega diversas e importantes informações sobre o ambiente de Tecnologia, onde o público se conecta ao seu personagem, e usa como tática seus recursos em campo para chegar na Singularidade Tecnológica
Autores:
GUILHERME FAUSTO
GUILHERME JUNIOR
MATHEUS EGYDIO
1º Semestre – 2020
Jogo – Rebalance
O Rebalance é um jogo com o objetivo de simular situações envolvendo eventos que afetam quatro dimensões da vida do personagem: vida pessoal e profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Os eventos envolvem situações positivas que possibilitam o avanço do jogador no tabuleiro; e situações que impactam negativamente o desempenho do jogador. Vence o jogo aquele que, ao final de 10 (dez) rodadas, conseguir a maior quantidade de pontos somando as quatro áreas da vida.
Os eventos negativos descrevem circunstâncias adversas que podem ocorrer com os personagens que representam estudantes universitários que também trabalham para se manter ou manter suas famílias. As adversidades podem causar estresse, esgotamento emocional, sofrimento psicológico, depressão, ansiedade, conflitos de relacionamento, problemas financeiros entre outros que, no limite, podem levar à síndrome de burnout e outros problemas que dificulta a vida acadêmica e profissional desses personagens.
Os eventos positivos envolvem estratégias de enfrentamento das múltiplas demandas que o personagem enfrenta em sua jornada. Entre as estratégias estão crenças, atitudes e hábitos positivos que contribuem para o resiliência emocional e bem-estar, foco, prudência, adaptabilidade e autonomia pessoal, relacionamentos saudáveis, suporte social de amigos, familiares e profissionais qualificados entre outros.
Autores:
EBRAIM MARTINS DE ANDRADE
MIKKEL DA SILVA PEREIRA
PEDRO HENRIQUE DE ASSIS CASTRO
VITOR FERREIRA
Jogo – Wizard
O “WIZARD GAME” é um jogo acessível para pessoas com deficiência visual. Tem como temática o mundo mágico onde os jogadores são bruxos que estão em um castelo à procura do livro do GARGANOIDY. O quesito sorte se mistura com a tomada de decisões que influenciam o decorrer do jogo.
Livretos:
1
2
3
4
Autores:
ERICK CALIXTO CARNEIRO
MARCOS PAULO PIRES DOS SANTOS
MAYA SHIKIDA
RAUF LODOWIK NASCIMENTO DE BRITO
2º Semestre 2020
Jogo – Evolução do EU
O jogo de tabuleiro “Evolução do EU”, traz ao público-alvo, de maneira divertida e dinâmica, uma proposta de relações sociais, cooperação dos grupos e a identificação de pertencimento nesse processo de transição da adolescência, uma vez que ele busca os aprendizados necessários para saber lidar e construir sua identidade.
Jogo impresso
Autores:
JÉSSICA DA SILVA DANTAS
PATRÍCIA SILVA DE NOVAIS
ROSIANE ALVES SILVA
TATHIANE REGINE PENNA LIMA
YASMINE KELLY LOURENÇO RIBEIRO
Jogo – Constituto
O objetivo do jogo é que o jogador complete a sua jornada jurídica, encerrando o jogo e fechando a Constituição Federal de 1988, ou seja, o jogador que fecha a Constituição será o vencedor.
Tabuleiro
Peças
Carta Bonus
Carta Perguntas
Autores:
JÉSSICA DE BRITO FERREIRA
JACKSON DE JESUS PONCIANO
LETICIA HELLEN O. DA CONCEIÇÃO
WILLIAN PEREIRA NAVILLE
1º Semestre – 2021
Jogo – os 8 Suspeitos
Os Oito Suspeitos é um jogo de observação e intuição em busca de um culpado em hackear e furtar a conta bancária de uma ONG de um pequeno bairro onde todos se conhecem e ajudam, e acabou de receber uma doação milionária. Com isso, a comunidade se une para buscar o sem coração. Fato é que alguns da comunidade têm motivos para ter cometido o delito e passam a ser suspeitos. Para descobrir o culpado, os jogadores terão acesso a pistas nos vários estabelecimentos do bairro e devem tentar associar ao perfil de oito suspeitos. No entanto, no decorrer da busca, o jogador precisará superar algumas adversidades.
Tabuleiro
Cartas (culpados)
Cartas (perfil suspeitos)
Cartas (perguntas)
Cartas (sorte ou revés)
Dados e pinos
Kit 1
Kit 2
Kit 3
Kit 4
Kit 5
Kit 6
Kit 7
Kit 8
Autores:
AMANDA MENESES BITTENCOURT
BRUNO FERNANDES ALMEIDA
HUBER YOSHITO TSUCHIDA
JUVINETE F. KAGEYAMA DE CAMPOS